História

A fazenda Barreiro Rico, hoje fazenda Bacury, foi adquirida em 1926. A propriedade era então quase que totalmente coberta pela mata exuberante das margens dos rios Tiete e Piracicaba, com uma pequena parte aberta e formada com capim onde se desenvolvia incipiente pecuária.

A partir de 1928, os proprietários abriram e desenvolveram a Fazenda que atravessou três ciclos básicos, começando com o cultivo de algodão e fumo juntamente com a pecuária de corte e leite; depois pecuária extensiva de corte e, atualmente, além de criação de gado Nelore puro, extensas áreas de cultivo de cana de açúcar.

Foi aberto pelo pessoal da Fazenda, em 1932, um “Picadão” na mata virgem para ligar a fazenda à cidade de Sta. Maria da Serra. Hoje esse caminho é a estrada municipal ANH 171. Em 1934 ficou pronta a nova casa de sede e a capela, e em 1956 outra casa de sede foi construída.  Em 1934, uma imagem de Cristo, de concreto, com quatro metros de altura, foi colocada em cima de um morro, de onde abençoa toda a Fazenda.